Primeiro Encontro de Numismática e Multicolecionismo de Macaé

Primeiro Encontro de Numismática e Multicolecionismo de Macaé agita o Solar dos Mellos

1º Encontro de Numismática e Multicolecionismo de Macaé atrai entusiastas e colecionadores

Na última sexta-feira, teve início o aguardado 1º Encontro de Numismática e Multicolecionismo de Macaé, um evento que reuniu cerca de dez apaixonados colecionadores de cédulas, moedas, medalhas e diversos outros itens colecionáveis. O encontro ocorreu no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé. Os visitantes tiveram a oportunidade de participar da palestra “A História do Dinheiro”, ministrada por Felipe Rocha, um renomado numismata e coordenador da Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Numismática (SNB).

Um dos momentos especiais do evento foi o lançamento de uma cédula promocional exclusiva para Macaé, numerada de 1 a 100, tornando-se assim um objeto de desejo para os colecionadores. Além disso, os organizadores ofereceram gratuitamente avaliações de moedas, cédulas, medalhas e outros itens de coleção apresentados pelos participantes.

Felipe Rocha comentou: “Através da Numismática, trabalhamos a reinterpretação de personagens e fatos históricos, contribuindo para contar a história do Brasil por meio desses objetos. É como se pudéssemos materializar a história”.

O objetivo principal desses encontros é promover o colecionismo através da numismática, não apenas em âmbito nacional, mas também internacional, enxergando-a como uma ferramenta cultural e de reinterpretação da história. Além disso, o evento busca estimular a interação entre expositores, colecionadores, historiadores, pesquisadores e o público em geral.

Davi Carneiro, um jovem de apenas 9 anos e entusiasta da numismática, compartilhou sua experiência: “Eu comecei por causa do meu pai, eu o vi mexendo com algumas moedas da Olimpíada, hoje eu tenho a ajuda de um primo e do meu irmão, que também são colecionadores”.

O encontro continua neste sábado, das 8h até as 17h, no Solar dos Mellos, localizado na rua Conde de Araruama, 248, no Centro da cidade. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (21) 9816-90097. O evento promete ser um marco para os amantes da numismática e colecionismo, proporcionando momentos de conhecimento e interação entre os entusiastas dessa fascinante arte.

Programação

30 de junho (sexta-feira)

  • 14h às 17h: Avaliação gratuita de moedas, cédulas, medalhas e outros itens colecionáveis.
  • 15h30: Visita ao museu dos alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF), com a palestra “A História do Dinheiro”, aberta ao público em geral.

1º de julho (sábado)

  • 8h: Abertura dos salões para expositores; credenciamento de expositores e arrumação das mesas de exposição.
  • 9h: Abertura do evento.
  • 9h às 18h: Comercialização de moedas, cédulas e medalhas diretamente nas mesas dos expositores (compra, venda e troca) e avaliações.
  • 14h: Palestra 1 – Numismática e Colecionismo.
  • 16h30: Palestra 2 – Numismática e Colecionismo.
  • 18h: Encerramento do evento.

Noticia extraida do site da prefeitura de Macaé.

Deixe um comentário